• Noély Montier

1ª troca grátis, isso existe?



Olá gente!

Hoje vim aqui falar sobre um assunto que muitas clientes nem pararam para pensar, mas tenho certeza que já devem ter visto em uma série de e-commerces a seguinte frase em destaque: "primeira troca grátis".


A questão é, isso é uma prática ilegal, retirei um trecho do site https://eutenhodireito.com.br/pagar-para-devolver-compra-internet/


"O Código de Defesa do Consumidor, no mesmo artigo 49, diz o seguinte:

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Durante algum tempo, reinou a dúvida se esse artigo incluía o frete, que geralmente pagamos para que a empresa entregue o produto em nossa casa.

Mas em 2012, depois de um julgado, a Segunda Turma do Egrégio Superior Tribunal de Justiça entendeu que quem arca com as despesas de devolução do produto é o comerciante, sempre!

“Eventuais prejuízos enfrentados pelo fornecedor nesse tipo de contratação são inerentes à modalidade de venda agressiva fora do estabelecimento comercial”, diz a ementa do REsp 1.340.604."


Portanto, eu Noély como lojista, espero que as clientes realmente comprem produtos que elas tem a real intenção de adquirir, verificando as especificações do produto.

Claro que trocas acontecem por diversos motivos, mas também ocorrem muitos casos de pessoas que dizem a "troca é grátis então vou comprar 3 tamanhos diferentes" e depois devolvo os outros 2. Acreditem em mim, isso acontece, e muito! Eu mesma conheço pessoas que fazem isso desde roupas até utilidades domésticas e sempre que possível tento mostrar o lado do vendedor que acaba arcando com os prejuízos.


Para finalizar, gostaria de pedir mais uma vez, sempre antes de efetuar uma compra em um e-commerce verifique as politicas de trocas e devoluções, os sites devem ter uma área exclusiva para esses esclarecimentos. Aproveitando vou deixar link das politicas da Mérida aqui em baixo.


Obrigada gente, até a próxima!


https://www.meridakids.com.br/politica-troca-devolucao


11 visualizações

©2020 por Blog da Mérida. Orgulhosamente criado com Wix.com